Celebração dos 80 anos da ABIH ganha sessão solene na Câmara Federal

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), foi a grande homenageada em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, que aconteceu sexta-feira (18). O motivo são os 80 anos da entidade, que vem prestando relevante serviço ao turismo nacional.

Em um momento onde o setor vem passando por graves crises nacionais, como a queda da ocupação hoteleira e os altos encargos trabalhistas, o presidente da ABIH Nacional, Jatahy Fonseca Júnior, vem fazendo um importante trabalho na defesa da entidade junto às três esferas do poder público.

Para o presidente da ABIH AL, Maurinho Vasconcelos, a data comemorativa serve para ampliar a reflexão acerca da importância do turismo na economia nacional e seus impactos positivos na geração de emprego e renda. “Vivenciamos grandes desafios hoje. Além da crise econômica ter atingido também os empresários do setor, que precisam manter o valor médio da hospedagem para conservar a ocupação, também enfrentamos uma concorrência desleal do Airbnb e precisamos arcar com altos tributos. Por isso é importante que o trade esteja unido”, afirma Maurinho.

A ABIH nacional é hoje uma entidade que representa 26 associações estaduais e mais o Distrito Federal, contando com aproximadamente 4 mil associados que integram os mais diversos meios de hospedagem no Brasil, independentemente de tipo, tamanho ou especialidade.

Fundada no dia 9 de novembro de 1936, configura-se uma das entidades mais antigas do turismo nacional, e uma das mais atuantes. Trata-se de uma iniciativa do setor empresarial, com caráter associativo, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer as relações institucionais com os poderes públicos, tanto nas três esferas: Executivo, Legislativo e Judiciário. O objetivo é garantir a defesa dos interesses do setor, além de investir na valorização da atividade econômica dos hoteleiros, promovendo a aproximação e a ampliação das oportunidades de negócios para todos seus associados.

Para Glênio Cedrim, hoteleiro e membro do Conselho Consultivo da ABIH AL, é esse tipo de postura que gera a credibilidade ao longo desses 80 anos. “A associação representa a evolução da atividade turística no país e consolida o papel da hotelaria nas cinco regiões do país, principalmente no que diz respeito ao crescente protagonismo no desenvolvimento econômico local, vide o que aconteceu nos últimos megaeventos internacionais como a Copa do Mundo as Olimpíadas”, destacou o conselheiro.

Tais eventos despertaram, inclusive, audiência pública na Câmara dos Deputados, para discutir como manter a atração e a participação do Brasil no cenário internacional, um dos principais gargalos. A presença brasileira no exterior, ajudaria a melhorar nossa imagem junto aos potenciais clientes, principalmente na Europa, América do Norte e Ásia.

Na opinião do hoteleiro Márcio Coelho, ex-presidente e conselheiro da ABIH AL, é essa participação ativa junto aos poderes constituídos e demais órgãos de relevância nacional, como o Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e Conselho Nacional de Turismo, dentre outros, que torna a ABIH uma das mais atuantes associações de classe do país. “Buscamos a solução de problemas da nossa comunidade, firmando importantes parcerias nas esferas públicas e privadas. Em nível de Alagoas, estamos sempre colaborando com o desenvolvimento econômico local e propondo caminhos que ajudam a construir um futuro melhor para a economia alagoana e, consequentemente, para a sua população”, concluiu.

Fotos: